Qual a importância das plantas medicinais?

Alface

Que tipo de planta é?

Origem da planta

Para que serve/curas medicinais

Contra Indicações

Curiosidades

 



Que tipo de planta é?
A alface é uma hortaliça folhosa. De seiva leitosa, a alface é cultivada há milhares de anos e que sofreu um intenso melhoramento genético até chegarmos às variedades actuais. Hoje em dia, existem inúmeras variedades, de características diferentes que propiciam o seu cultivo durante o ano inteiro.
As principais variedades agrupam-se em alfaces de cabeça crespa, de cabeça lisa, romana, de folha e de haste. As variedades mais importantes comercialmente, encaixam-se nos dois primeiros grupos, embora as outras sejam bastante conhecidas e populares em hortas domésticas também.
As alfaces, em geral, apresentam folhas macias, grandes, de sabor suave e refrescante, que crescem em volta do caule pequeno, podendo ser lisas ou crespas, formando ou não uma cabeça e podem apresentar diversas tonalidades de verde e roxo. O seu sistema radicular é delicado, muito ramificado e superficial.

 

Origem da planta?
É originária da Ásia. Encontra-se preferencialmente em solos arenos argilosos com baixa acidez e com bastantes matérias orgânicas.


Para que serve? / curas medicinais:
Partes usadas: essencialmente as folhas e o talo.

Os seus constituintes são Vitamina A, vitamina C, óleo essencial, cálcio, fósforo, niacina, lactupicrina, lactucina, potássio e ferro.
A vitamina A é um elemento importante para o bom funcionamento dos órgãos da visão, conserva a saúde da pele e das mucosas. A vitamina Niacina evita problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. A vitamina C dá resistência aos vasos sanguíneos, evita a fragilidade dos ossos e a má formação dos dentes, age contra infecções e ajuda a cicatrizar os ferimentos.
O cálcio e o fósforo são importantes na formação dos ossos e dos dentes, ajudam na coagulação do sangue e na construção muscular, e o ferro contribui para a formação do sangue.
A alface apresenta elevado conteúdo em água, são pobres energeticamente e presta-se a inúmeros pratos culinários, sendo consumida crua em saladas e sucos ou cozida em sopas, refogados , e outros pratos salgados.
A alface é calmante, diurética, laxante, mineralizante, vitaminizante, analgésico, anti-inflamatória, anti-hemorróidica, eupéptica e um óptimo remédio contra as insônias.
É aconselhada em casos de nervosismo, agitação, conjuntivites, reumatismo, problemas gastro-intestinais e gases.

Contra-indicações:
A alface não tem contra-indicações, pois é um alimento natural e saudável.

Curiosidades:
100 gramas de alface fornecem 15 calorias.
A alface é composta por 92 a 95% de água.
A alface é uma planta de horta utilizada à séculos pelo homem.
O termo "alfacinha", diminutivo de alface, foi muito usado no Brasil para designar, muitas vezes de forma pejorativa, os portugueses nascidos em Lisboa.