Qual a importância das plantas medicinais?

Alfazema    

Que tipo de planta é?

Origem da Planta

Para que serve/curas medicinais

Contra Indicações

Curiosidades

 

Origem:

É uma planta originária da Europa


Que tipo de plantá é?:
Arbusto de pequeno porte, que atinge entre 30cm e 80cm de altura, com caule esgalhado e estirado. As folhas pequenas e sem pecíolos, são duras e finas opostas, lineares, de cor verde e reflexos prateados, recobertas por uma fina penugem. As flores são dispostas em hastes terminais, de coloração azul e apresentam a corola um pouco maior que o cálice. Da sumidade florida emana um odor agradável e delicado, muito apreciado.

Usos terapêuticos:

É recomendada para casos de: anúria, amenorréia, apoplexia, asma, afecções do fígado e do baço, blenorragia, cãibras, clorose, dores de cabeça, enxaqueca, gota, hipocondria, disfunção eréctil, reumatismo, ventosidades. A alfazema é usada para restabelecer o fluxo menstrual. É calmante. Alivia o coração, é boa para hipocondria e tonturas decorrentes de abalos nervosos.


CONTRA INDICAÇÕES
O seu uso dentro das doses preconizadas não tem contra-indicação. Nas mulheres grávidas deve-se evitar o uso em doses altas por ser estimulante uterino.


CURIOSIDADES:
Há quem acredite que a lavanda ou alfazema traz serenidade e clarividência. Tranquiliza e eleva o astral.
Estimula a inteligência e sensibilidade
Uso culinário: conta-se como curiosidade que uma rainha inglesa gostava de conservas condimentadas com alfazema. Pode-se também fazer um vinagre de alfazema, macerando-se alguns caules da alfazema em vinagre branco por 3 semanas. No Marrocos suas flores são usadas numa mistura de especiarias em pratos finos.