Qual a importância das plantas medicinais?

Bardana

Que tipo de planta é?

Origem da Planta

Para que serve/curas medicinais

Contra Indicações

Curiosidades

 

 

Origem da planta:

É uma planta originária da Eurásia e difundida na América.

 

Tipo de planta:

É conhecida popularmente como erva-dos-tinhosos, pegamassa, carrapicho-de-carneiro e carrapicho-grande. A bardana pode crescer de 50 cm a 2 m de altura e produz um caule robusto, com folhas grandes, de coloração verde na página superior e acinzentada na inferior. As flores, de cor rosa-púrpura, surgem agrupadas em inflorescências. Os frutos são castanho-avermelhados e a raiz é comprida e carnuda. As raízes e sementes possuem sabor adocicado.

Para que serve/curas medicinais?

As folhas de Bardana têm propriedades bactericidas e anti-sépticas, sendo utilizada desde tempos remotos como remédio para inúmeros tipos de doenças de pele como micose, acne, herpes simples, furúnculos, entre outros. As raízes podem ser utilizadas como depurativo do sangue, auxiliar no tratamento de doenças reumáticas e problemas de digestão. Adequada em casos de: flatulência, dispepsias hipossecretoras, disquinesia hepatobiliar. Cistites e outras afecções geniturinárias. Topicamente em ulcerações, feridas, furunculose e outras afecções dermatológicas, incluindo seborréia e queda de cabelo por infecção dos folículos pilosos e sebáceos.

 

Contra-indicações:

o seu uso não é recomendado para crianças e pessoas com diarreia ou feridas abertas. Não usar na gravidez dada a existência de certa actividade estimulante uterina.

 

Curiosidades:
Há quem diga que as propriedades anti-sépticas da bardana ganharam fama, pois tiveram uma comprovação digna da realeza: a planta teria livrado o rei Henrique III de França de uma grave doença de pele.