Qual a importância das plantas medicinais?

Cannabis

Origem da Planta

Tipo de Planta

Usos terapêuticos

Contra-Indicações

Curiosidades

 

Origem da planta:
Cultivada em grandes extensões, nas regiões de clima mais quente e seco, como a Índia, Irão, Turquia, Israel, Norte de África e em algumas áreas da América do Sul e do Norte. Actualmente é cultivada em todo o mundo.

Tipo de planta:
Se entre 3 a 5 metros. É uma planta peluda e áspera ao tacto, de cor verde-escura; o seu ciclo vital oscila entre os 3 e 8 meses. Esta planta, ao contrário da maioria das plantas, tem macho e fêmea. A fêmea costuma ser densa, mais frondosa e compacta que o macho e é a que produz, tanto as cabeças com os princípios activos, como as sementes. O macho que, costuma ser mais alto, limita-se à produção de pólen para fertilizar as fêmeas. As folhas, recortadas, dispõem-se frente a frente. A planta solta um odor forte e muito penetrante, especialmente as plantas fêmea no final do seu ciclo

Usos terapêuticos:
Usada com fins medicinais como agente antiemético, estimulador de apetite, podendo ser usada em casos de Alzheimer, câncer terminal e HIV no aumento de peso , auxiliar contra espasmos musculares e movimentos desordenados. Em doses mais altas ela auxilia pessoas no tratamento de doenças como doença de Parkinson,  esclerose múltipla, traumatismo raquimedular,  câncer, desnutrição, HIV ou com qualquer outra condição clínica associada a um quadro importante de dor crónica.

Contra-indicções:
A Cannabis não deve ser consumida nas seguintes situações:
-Se tiver algum problema psicológico (ou antecedentes na família) ou se estiver a passar uma fase má, pois o consumo pode agravar a situação;
-Se conduzir, realizar tarefas que exijam especial controlo (ex. manipular máquinas…) ou atenção e concentração (estudar, trabalhar,…);
-Se tiver diabetes, epilepsia, hipertensão ou alguma doença cardíaca ou pulmonar (se fumada);
-Se tomar medicamentos que afectem o Sistema Nervoso Central (antidepressivos, anti-psicóticos, tranquilizantes, anti-epilépticos,…);
-Se estiver grávida ou a amamentar, sendo especialmente desaconselhável fumar.

Curiosidades:


Droga:
Da Cannabis pode-se obter Marijuana/“erva” (flores da planta). Pode ser fumada (charro, cachimbos…), ingerida (bolos, iogurte…) ou inalados os seus vapores (vaporização). As infusões (chás) têm pouco efeito psicoactivo, pois o THC não se dissolve na água. - Fumada ou vaporizada, os efeitos da Cannabis sentem-se quase de imediato e têm o seu pico cerca de 20 minutos depois, durando a experiência 1 a 4 horas.
- Ingerida, os efeitos demoram 1 a 2 horas a sentir-se, são mais intensos e duradouros (3 a 10h). Os efeitos da Cannabis dependem não só da substância (dose, misturas, como se toma…), mas também de quem consome (estado de espírito, habituação…) e do ambiente (onde, com quem…) Os efeitos da cannabis podem passar por:
-aumento da sensibilidade aos estímulos visuais, auditivos e sensoriais em geral, bem-estar, riso fácil, bom-humor, sensação de relaxamento, boca seca, olhos vermelhos, aumento do apetite, aceleração cardíaca. Em doses altas, os efeitos anteriores acentuam-se e podem mais facilmente surgir:
-alteração da noção do tempo, dificuldade momentânea de recordar eventos recentes, nervosismo, ansiedade, pânico, depressão e paranóia, confusão, cansaço mental. Consumos continuados podem mais facilmente levar a:

aumento da tolerância (precisar de maior dose para os mesmos efeitos); o consumo pode contribuir para a desmotivação e apatia;

fumada pode causar problemas ao nível respiratório (tais como enfisema e bronquite);

para algumas pessoas pode ser difícil deixar de fumar.

Actualmente, em alguns países a cannabis é legalizada, unicamente para fins medicinais. Para lazer, somente na Holanda, Bélgica,  Suíça e Canadá.
A Cannabis e outras plantas da mesma família produzem uma fibra extremamente forte que é usada na fabricação de linhas e papel. De suas sementes extrai-se um óleo que pode ser usado como combustível.