Qual a importância das plantas medicinais?

Carqueja

Que tipo de planta é?

Origem da Planta

Para que serve/curas medicinais

Contra Indicações

Curiosidades

 

 

Origem:

Originária da América do Sul, provavelmente dos Andes peruanos, cresce em terrenos altos, solos rochosos, pradarias e em campos arenosos do sul do Brasil, do Paraguai, da Bolívia, do Uruguai e da Argentina.

 

Tipo de planta:
A carqueja é uma erva espontânea em terrenos baldios e pastos, sendo por muitas vezes considerada daninha. Ela não possui folhas verdadeiras e suas hastes são ramificadas e apresentam asas membranáceas, descontínuas e verdes, responsáveis pela fotossíntese da planta. As flores são branco-amareladas e surgem em pequenos tufos na primavera e verão.


Para que serve/curas medicinais:
A Carqueja é indicada para problemas do fígado e vesícula biliar como cálculos (pedras). Para problemas digestivos, gastrite e má digestão. A Carqueja purifica e desintoxica o sangue e fígado. Alguns estudos indicam que a Carqueja pode ser eficaz para diabetes, agindo na diminuição dos açúcares pois contém o mineral cromo (o cromo em união com outros aminoácidos do complexo B actua no controle de açúcar do sangue. É utilizada para casos de resfriados, diarreias, garganta inflamada, entre outras. Coadjuvante de regimes de emagrecimento, e cura de chagas ulceradas de pele e prisão de ventre. Actua mais a nível gástrico. Bom em casos de anemia, cálculos biliares, diarreia, enfermidades do baço, da bexiga, do fígado e dos rins; má circulação do sangue, icterícia, inflamação das vias urinárias.

 

Contra-indicações:
Grávidas, lactantes e crianças não devem fazer uso do produto sem orientação médica.
Contra-indicado em pacientes com hipotensão arterial ou hipoglicemia.

 

Curiosidades:
Lendas e Mitos:
Na Argentina a população rural credita-lhe a capacidade de combater a impotência masculina e a esterilidade feminina. Outra crença diz que a infusão dessa planta faz as cabras conceberem mais rapidamente