Qual a importância das plantas medicinais?

Chicória

Que tipo de planta é?

Origem da Planta

Para que serve/curas medicinais

Contra Indicações

Curiosidades

 

Que tipo de planta é?
A chicória pertence à família das compostas. O seu nome científico é “Cichorium intybus”. A chicória tem um caule rígido podendo atingir 1,5m de altura, as flores podem ser azuis ou brancas em alguns casos raros. As folhas comestíveis devem ser colhidas entre Junho e Setembro, sempre antes da floração para que não sejam tão amargas. As partes utilizadas da planta para efeitos medicinais: raiz, folhas e flores.

Origem da planta
A chicória começou por ser usada pelo povo egípcio no tratamento de doenças do fígado. Mais tarde através de alguns manuscritos que o referem, também à várias alusões que a cultura grega a utilizava na antiga Grécia para cura de doenças de bexiga. Ela era misturada em vinho e era ingerida. A partir do séc. XVII começou a ser uma planta cultivada em hortas desenvolvendo assim novas espécies da chicória

Para que serve/Curas medicinais?
As raízes da chicória são a parte que mais actua sobre o fígado. Em forma de chá pode beber-se três ou quatro vezes ao dia entre refeições para estimular o fluxo da bílis e melhorar o funcionamento do fígado. É também muito útil no combate às pedras da vesícula. As folhas têm propriedades muito diuréticas, ajudando assim a expelir o ácido úrico do organismo, sendo portanto útil no
tratamento do reumatismo, arterite, gota, etc.

Contra Indicações
A chicória é uma flor que deve ser ingerida crua. Porém deve ser lavada e desbacterizada antes de ingerir. Também se alerta que a chicória tem um elevado sabor amargo pelo que não se deve ingerir sem observação médica.

Curiosidades
A chicória pode também ser utilizada como um produto cosmético que remove manchas da pele. Também é utilizada em tinturaria para extrair a cor azul.