Qual a importância das plantas medicinais?

Laranjeira

Que tipo de planta é?

Origem da Planta

Para que serve/curas medicinais

Contra Indicações

Curiosidades

 

Origem da planta:

A planta tem origem provavelmente na Ásia - Índia, China, países vizinhos de clima subtropical húmido; foi transportado para a Europa e para o Brasil levada por portugueses no século XVI.  

Que tipo de planta é:
A laranja é o fruto produzido pela laranjeira, uma árvore da família Rutaceae. A laranja é um fruto híbrido, criado na antiguidade a partir do cruzamento do pomelo com a tangerina.
Árvore de porte médio, podendo atingir até 8 metros de altura, tronco com casca castanho - acinzentada, copa densa de formato arredondado. Folhas de textura firme e bordos arredondados, exala um aroma característico quando maceradas. Flores pequenas, de coloração branca, aromáticas e atractivas para abelhas.

Para que serve / curas medicinais:

As suas partes utilizadas são as folhas e os frutos.
A Laranja é rica em vitamina C e ácido fólico, a laranja possui minerais como cálcio, fósforo e potássio.
Por ser rica em vitamina C, a laranja torna o organismo mais resistente às infecções, dá vitalidade às gengivas, possui também propriedades cicatrizantes, as
suas fibras ajudam a reduzir o colesterol sanguíneo. Auxilia o organismo a absorver o ferro de outros alimentos, a combater o stress e alergias, a diminuir as taxas de colesterol e o risco de alguns tipos de cancro.
A laranja e os seus derivados actuam bem sobre a digestão, pois a sua actuação está directamente ligada à estimulação, directa e indirecta do metabolismo nos alimentos; estimula a filtragem do sangue, destruição de depósitos de gorduras sob a pele ou nos vasos sanguíneos, portanto indicada para obesidade e colesterol alto. Para eliminação de cálculos renais e biliares; regeneração de ossos, músculos e articulações.
Por não irritar é adequado para pessoas que precisam ser revitalizadas e para os que têm tendência ao stress e a ansiedade.
Tem efeito antiespasmódico, ajuda a manter o metabolismo do cálcio no corpo, fortalece os pulmões, estimula a produção de leite na lactente, aumenta a pulsação sem aumentar a pressão.


Contra indicações:

O excesso de laranja provoca o desequilíbrio.
Evitar em pessoas irritadas, stressadas, com inflamações musculares, para não acentuar esses problemas.

Curiosidades:

Os óleos essenciais de laranja, extraídos principalmente da casca têm ampla utilização na indústria de perfumes, cosméticos, produtos de limpeza e aromaterapia, com propriedades calmantes e anti-depressivas.

Há cerca 100 variedades de laranja produzidas na escala comercial.

O Brasil é o maior produtor mundial de laranjas