Qual a importância das plantas medicinais?

Pepino

Que tipo de planta é?

Origem da Planta

Para que serve/curas medicinais

Contra Indicações

Curiosidades

 

Origem da planta

O pepino é originário das regiões montanhosas da Índia, e apropriado para o plantio em regiões tropicais e temperadas. Tem sido cultivado desde a Antiguidade na Ásia, África e Europa.
Foi trazido para a América por Cristóvão Colombo.
A espécie apresenta grande variação, entre os inúmeros cultivares, quanto a tamanho, forma, cor dos frutos, sabor e características vegetativas.

Que tipo de planta é
Os frutos são longos, com casca verde clara com estrias e manchas escuras, polpa de cor clara e sabor suave, com sementes achatadas semelhantes ás do melão, que é outro membro da família Cucurbitaceae, nome científico Cucumis sativus L.
Para que serve / curas medicinais

Parte utilizada: Fruto.

Composição química: Contém 95 a 97% de água, este fruto é de facto o menos nutritivo dos alimentos crus, se bem que contenha, entre outras, vitamina C, provitamina A, uma proporção notável de ferro, manganésio, iodo e vestígios de tiamina.
Rico em potássio, o pepino elimina o excesso de sólido e os catabólicos, limpando o sangue, principalmente do ácido úrico. Isso auxilia na melhora das funções de todos os órgãos. Além de promover a diurese e a limpeza do sangue, age neutralizando e eliminando as toxinas do organismo, é diurético, favorece a purificação do sangue, eliminando as toxinas que este contém, emoliente, exerce um efeito calmante sobre a pele e mucosas inflamatórias, refrescante, acalma a sede e baixa a temperatura do corpo, é também utilizado principalmente para uso externo; a polpa goza de uma muito antiga e merecida fama em dermatologia e em cosmética: cuidados do rosto, rugas, sardas; com efeito, o pepino, cortado em rodelas e aplicado sobre o rosto, constitui uma máscara emoliente.


Contra indicações

Indigesto quando cru, mal tolerado por estômagos sensíveis.

 

Curiosidades:


Utiliza-se em cosmetica.