Qual a importância das plantas medicinais?

 

Poejos

Que tipo de planta é?

Origem da Planta

Para que serve/curas medicinais

Contra Indicações

Curiosidades

 

 

Origem:

É uma planta originária da Europa e Ásia Ocidental

 

 

Tipo de planta:

 

É uma perene cespitosa de raízes rizomatosas que cresce bem em sítios húmidos ou junto de cursos fluviais, onde pode ser encontrada selvagem entre gramíneas e outras plantas. Os seus erectos talos quadrangulares, muito ramificados, podem chegar a medir entre 30 a 40 cm.

 

Para que serve/Curas Medicinais

 O poejo actua como digestivo, expectorante e antiespasmódico. Em uso tópico é bom cicatrizante e antiséptico. Isso devido seu óleo essencial e taninos, além da carvona, pulegona e mentol. Contra tosse, bronquite, insónia, acidez estomacal, arrotos, febre e gases. Eficaz também para transtornos menstruais, crises nervosas e reumatismo. As pessoas que sofrem de hipocloridria podem se beneficiar com o uso do chá de poejo misturado com algumas gotas de suco de limão. Alivia inflamação e fermentação intestinal, enjoos, azia. É um excelente coadjuvante para estados gripais. Um alguidar com água de poejos quente no qual se mergulham os pés, também constitui um excelente remédio para o alívio da gripe e resfriados. A ingestão da planta também é indicada no combate a vermes intestinais.

 


Contra-indicações:

Não Possui

 

 

Curiosidades:

 

-Lendas e mitos: Alguns povos da Antiguidade usavam o poejo para confeccionar coroas empregados em cerimónias religiosas. Os antigos chineses também já faziam referências a suas virtudes calmantes e antiespasmódicas.