Qual a importância das plantas medicinais?

Sabugueiro

Que tipo de planta é?

Origem da Planta

Para que serve/curas medicinais

Contra Indicações

Curiosidades

 

Origem:
O descobrimento por parte do ser humano data da Antiguidade, com diversos usos. É nativa da Europa e do norte da África e disseminou-se facilmente pelo mundo todo, sendo inclusive objeto de muitas lendas, folclore e superstição.


Tipo de planta:
O Sabugueiro é uma planta arbustiva de porte médio, atinge aproximadamente 5 metros de altura, às vezes mais. Pode ser encontrada desde o sul da Escandinávia até o norte da África, e também na região sul do Brasil. Suas flores são bem pequenas e numerosas, agrupadas em inflorescências, de cor branca, exalam perfume agradável. O Sabugueiro produz pequenos frutos de cor violeta escuro, comestíveis, porém, o sabor é mais aceito após cozimento. É uma árvore espontânea que os agricultores plantam para fazer sebes e à volta das vinhas ou junto às linhas de água, mas cujas bagas depois de apanhadas e secas, são exportadas para Alemanha, Japão, Holanda, etc., a fim de serem transformadas e servirem de corantes para as pastelarias, bem como para produtos farmacêuticos.


Para que serve/curas mecidicinais:

Considerado o maior médico da antiguidade.
Esse arbusto ajuda nas inflamações, é anti diarreico, óptimo para crianças com doenças como o sarampo e a catapora, pois baixa a temperatura do corpo e é anti-febrífugo. É indicado para tratamentos com os órgãos femininos, pois é um auxiliar maravilhoso para a artemísia.
A fruta quando seca e tostada, moída e preparada como café, é excelente para interromper a diarreia.
As folhas machucadas podem ser aplicadas nos casos de queimaduras, retirando rapidamente a dor.
O chá das flores secas do sabugueiro é utilizado contra resfriados, gripes, anginas e nas enfermidades eruptivas, como sarampo, rubéola, varíola e escarlatina, por provocarem rapidamente a transpiração.
O chá das cascas, raízes e folhas é indicado para combater a retenção de urina (efeito diurético) e o reumatismo. Além disso, o chá da frutinha purifica o sangue e limpa os rins.


Contra-indicações:

Deve ser evitado durante a gestação.


Curiosidades:
Crenças: Não vão longe os tempos em que eram colocadas nas portas e janelas das casas para impedir a entrada de males ou ainda nas tumbas para proteger os defuntos das bruxas e espíritos maléficos.
Dizia-se que de sua madeira foi feita a Cruz do Calvário, e por esse motivo, acreditava-se que dava azar cortar um tronco de sabugueiro.
Dizia a lenda que, de sua madeira foi feita a cruz onde Cristo morreu. Isso porque ao espremer o fruto do sabugueiro escorre um suco de cor vermelho-sangue. Dizia-se dar azar cortar um sabugueiro

O fruto também se utiliza como aditivo ao vinho, para lhe dar, especialmente, cor.
A baga do Sabugueiro é uma das fontes de riqueza para os agricultores nos países em que é aproveitada agrícola e industrialmente.