Qual a importância das plantas medicinais?

Arruda

Que tipo de planta é?

Origem da Planta

Para que serve/curas medicinais

Contra Indicações

Curiosidades

 

Origem:
A arruda é um arbusto, originário do sul da Europa e norte de África.

 

Tipo de planta:
Subarbusto muito cultivado nos jardins em todo o mundo, devido às suas folhas, fortemente aromáticas. Atinge até um metro de altura, apresentando haste lenhosa, ramificada desde a base. As folhas são alternas, pecioladas, carnudas, glaucas, compostas, atingindo até 15 cm de comprimento. As flores são pequenas e amareladas. O fruto é capsular, de quatro ou cinco lobos, salientes e rugosos, abrindo-se superior e inteiramente em quatro ou cinco valvas.

 

Para que serve/curas medicinais:

A Arruda é utilizada principalmente na menstruação, suprimidas bruscamente. Seu efeito é fortemente efectivo para provocar a menstruação. Durante a gravidez a arruda tem um efeito sobre o útero estimulando as fibras musculares, provocando-lhes a contracção, ocasiona uma hemorragia grave, às vezes o aborto e até a morte.
O chá de Arruda é um óptimo calmante para os nervos. Quando aplicada  numa forte dose pode ser usada como mata piolhos assim como o pó das folhas secas serve para o mesmo fim.
O mesmo chá de Arruda é bom para lavar feridas. As folhas frescas, machucadas, aplicadas sobre feridas velhas têm um óptimo efeito cicatrizante.

 

Contra-indicações:
Não se deve tomar durante a gravidez. 
 
Curiosidades:
Diz-se popularmente que a arruda tem o poder de combater o mau-olhado.