Qual a importância das plantas medicinais?

Camomila

Que tipo de planta é?

Origem da Planta

Para que serve/curas medicinais

Contra Indicações

Curiosidades

 

Origem da planta:
A camomila é originária da Europa, muito vulgar nos jardins públicos, prados e bermas de caminhos. Mais freqüente nas regiões calcáricas da Europa.

Que tipo de planta é ?:
A camomila é uma planta de uso medicinal, cosmético, alimentar, etc.
É uma planta anual, com caule erecto, muito ramificado e pode alcançar os 70 cm de altura. A camomila possui folhas delgadas e bem recortadas, de cor verde intenso, os folíolos são pequenos e têm forma linear. As numerosas ramas secundárias terminam nembotão floral redondo. Dentro do disco floral estão numerosas flores amarelas pequenas.
 
Para que serve / curas medicinais ?

A camomila é constituida por álcool sesquiterpênico,  azuleno, furfurale, parafina, sesquiterpeno, tanino.
Nas suas aplicações medicinais a camomila destaca-se como uma planta de uso medicinal cujas propriedades farmacológicas assentam na acção anti-inflamatória e adstringente.
Possui amplo uso na indústria de medicamentos, cosméticos e alimentos. De acordo com a sua composição de actividade farmacológica a mesma pode ser utilizada na forma de infusão (chá), e quando feita a extração do seu óleo essencial este pode ser incorporado em cremes ou outras loções. Outro uso bastante frequente na tecnologia farmacêutica é a extração alcoólica (tintura) que pode compor inúmeras fórmulas farmacêuticas. Indicada em casos de má digestão, cólica uterina. Tem propriedades sedativas. É indicada através de infusões para as queimaduras de sol (ajuda a refrescar a pele e evita a vermelhidão da pele).
Em compressas, suaviza olheiras e inchaço dos olhos, muito útil em caso de conjuntivites.
O chá de camomila, tomado diáriamente, diminui as dores musculares, a tensão menstrual, o stress , a insônia, a diarréia, as inflamações das vias urinárias, é bom para o fígado e para dores reumáticas.
A camomila é vulgarmente utilizada para aclarar o cabelo. A planta actua progressivamente nos pigmentos capilares de forma a atribuir ao cabelo um tom mais claro, chegando mesmo ao louro natural. 
As partes usadas são: Essencialmente as flores, mas as folhas também podem ser utilizadas.

Contra-indicações:
Não usar na gravidez e se tiver algum problema crônico gastro-intestinal.

Curiosidades:
A parte mais comercializada e de maior valor para os produtores e para a indústria são os capítulos florais secos.