Qual a importância das plantas medicinais?

Cebola

Que tipo de planta é?

Origem da Planta

Para que serve/curas medicinais

Contra Indicações

Curiosidades

 

Origem da planta

Teve origem no centro da Ásia, e caminhando para o ocidente, atingiu a Pérsia de onde se irradiou para a África e por todo continente europeu.

Que tipo de planta é

Cebola é o nome popular da planta cujo nome científico é Allium cepa, pertence à divisão Magnoliophyta, classe Liliopsida, ordem Asparagales, família Alliaceae, género Allium.
Planta herbácea, monocotiledónea, bienal, com sistema radicular fasciculado, ramificado e superficial. O caule da cebola é um disco, muito curto e situa-se na base do bolbo. O bolbo é composto pelo caule e pelas bainhas carnudas das folhas. As folhas de Cebola são compostas por bainha e limbo e são de forma cilíndrica.    

Para que serve / curas medicinais

Partes utilizadas: O bolbo da cebola é um dos ingredientes mais utilizados na confecção de alimentos, havendo também quem o consuma ao natural. Para além do bolbo, também as folhas da cebola são utilizadas na alimentação humana, sobretudo em saladas.
 
Composição química: Quando fresca, contém uma grande quantidade de água, glúcidos, lípidos, prótidos, sais minerais (potássio, fósforo, cálcio, sódio, silício, magnésio, cloro, ferro), numerosos oligoelementos, enxofre, provitamina A, vitamina (B1,B2, PP, B5, C, E) e flavonóides.

A cebola é útil contra gases, catarro, cólicas, dores nos pés, dores nos ouvidos, mau hálito, com mel auxilia no tratamento de bronquites, asma tosse, ainda é útil ao combate das dificuldades urinárias e trombose coronária. O consumo da cebola é aconselhado no plano medicinal, como preventivo de algumas doenças, devido ao facto de a alguns dos seus constituintes serem atribuídas propriedades anti-inflamatórias e anti-oxidantes, contém bioflavenóides, substâncias químicas capazes de prevenir e tratar varizes (promovem a elasticidade dos vasos sanguíneos) e acelera a cicatrização das feridas, é muito utilizada no processo depurativo do sangue, na flatulência, problemas pulmonares, contribui também para diminuir a glicemia, além de ser uma óptima ajuda na luta contra a gota e o reumatismo, não convém esquecer as suas propriedades diuréticas, estimuladoras das funções digestivas e além disso é um excelente tónico para o sistema nervoso.

Contra indicações

Crua, a cebola não vai bem com os que sofrem de hipercloridria ou flatulência intestinal.

Curiosidades

Porque a cebola faz chorar?
Quando as cebolas são cortadas, as suas células são quebradas. As células das cebolas têm duas secções, uma com enzimas chamadas alinases e outra com sulfuretos (sulfóxidos de aminoácidos). As enzimas decompõem os sulfuretos produzindo ácido sulfénico. O ácido sulfénico é instável e decompõe-se num gás volátil chamado sin-propanetial-S-óxido. O gás dissipa-se pelo ar e eventualmente chega aos olhos, onde vai reagir com a água para formar uma solução muito fraca de ácido sulfúrico. O ácido sulfúrico irrita as terminações nervosas do olho, fazendo-os arder.