Qual a importância das plantas medicinais?

cenoura

Que tipo de planta é?

Origem da Planta

Para que serve/curas medicinais

Contra Indicações

Curiosidades

 

 

Origem da planta:

É originária da Europa e da Ásia.

 

Tipo de planta:
A cenoura é a principal hortaliça em que a parte comestível é a raiz. A sua raiz é do tipo tuberosa, sem ramificações, podendo ser longa, média ou curta, de formato cilíndrico ou cônico e coloração geralmente alaranjada, mas que pode ser branca, amarela, vermelha e roxa. O caule é pouco perceptível e situa-se no ponto de inserção das folhas, as quais são pubescentes e bastante recortadas, podendo exibir um comprimento de 30 a 50 cm. A inflorescência típica é do tipo umbela, podendo ser terminal ou primária, composta de flores brancas.

 

Para que serve/curas medicinais?

 Comida crua, limpa os dentes e desenvolve os músculos da boca. Combate a prisão de ventre, favorece o bom funcionamento do fígado e purifica a bílis. Ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue, previne infecções no corpo, protege contra o cancro, possui fibras e potássio. Graças à vitamina A, melhora a visão nocturna e cuida da saúde da pele, dos ossos e das membranas mucosas. Ralada, e adicionando-lhe açúcar e sumo de limão, ajuda a curar bronquites. É fonte de vitamina C.
Consome-se em sopas, saladas, cremes, doces e sumos. É recomendada em dietas, porque contém poucas calorias.
As cenouras são grandes fontes de fibra dietética, antioxidantes, minerais e β-caroteno. Este último, responsável pela coloração alaranjada característica do vegetal, é uma provitamina A (substância que dá origem à vitamina A dentro de um organismo vivo). Ele ajuda o desempenho dos receptores da retina, melhorando a visão. Também ajuda a manter o bom estado da pele e das mucosas. No ser humano, apenas cem gramas de cenoura são suficientes para suprir as necessidades diárias de vitamina A.

Contra-indicações:

O consumo excessivo pode dar à pele uma coloração amarelada.

 

 


Curiosidades:

Uma cenoura média tem mais de 200% da quantidade de vitamina A que uma pessoa adulta necessita por dia.
Os betacarotenos da cenoura são transformados em vitamina A, um dos componentes visuais responsáveis pela recepção de luz nos olhos.