Qual a importância das plantas medicinais?

Salsa

Que tipo de planta é?

Origem da Planta

Para que serve/curas medicinais

Contra Indicações

Curiosidades

 

Que tipo de Planta é?
A salsa é uma planta que tem como nome científico “Petroselinum crispum” e pertence à família “Apiaceae” . Geralmente a salsa é uma planta muito pequena e rasteira com cerca de 15 cm de altura. Possui por vezes uns talos floríferos que podem exceder a salsa em 50 cm de altura e têm umas florezinhas verdes e amarelas

Origem da Planta
O cultivo da salsa faz-se há mais de trezentos anos, sendo uma das plantas aromáticas mais populares da gastronomia mundial. Seu cultivo é relativamente fácil: pode ser cultivada em vasos e adapta-se muito bem a terrenos areno-argilosos, ricos em matéria orgânica, fracamente ácidos e bem drenados.
 Os antigos egípcios usavam-na como um remédio para dor de estômago e distúrbios urinários. Os romanos acreditavam que a salsa evitava alguns tipos de intoxicação. No passado acreditava-se que ela era capaz de curar doenças como a malária, a peste e o envenenamento.
 
Para que serve/curas medicinais?
As folhas de todos os tipos de salsa são ricas em vitaminas A, B1, B2, C e D, isto se consumidas cruas. Ao ser rica nestas proteínas a salsa torna-se assim um medicamento no combate a algumas doenças tais como coágulos no sangue, e infecções no intestino.
Como também é rica em cálcio e ferro também podemos afirmar que a salsa é um equilibrante do corpo e é indicada em casos de tuberculose, raquitismo e anemia.

Contra Indicações.
Como não há registo de pessoas alérgicas à salsa podemos afirmar que a salsa não tem nenhum efeito secundário.

Curiosidades
A salsa é um bom tempero. É utilizada por todos os cozinheiros do mundo pelo que se tornou um ingrediente habitual nas nossas refeições.