Qual a importância das plantas medicinais?

Tilia

Que tipo de planta é?

Origem da Planta

Para que serve/curas medicinais

Contra Indicações

Curiosidades

 

Origem:

É originária da Ásia Ocidental e Europa (Centro e Sul). Na Península Ibérica estende-se pelas montanhas do Norte e Centro.

 

Tipo de planta:

Trata-se de uma árvore robusta, de folha caduca, que pode ultrapassar os 30m de altura. A copa é ampla e ramosa, de folhagem densa , que pela disposição quase horizontal das folhas, projecta uma sombra muito intensa. As folhas são grandes, alternas, amplamente ovadas ou arredondadas, de margem finamente serrada, coniformes, um pouco assimétricas na base, rubescentes na página inferior, onde os pêlos formam tufos no encontro das nervuras. As flores são pequenas de cor brancas, creme ou amareladas, muito aromáticas que surgem em Maio. O fruto é seco e ovóide.

 

Para que serve/curas medicinais?

As flores de tília e brácteas são amplamente utilizadas em infusões calmantes. A casca emprega-se nas infecções hepático-biliares. Febrífuga e calmante, indicada em caso de resfriados e distúrbios do sono.

 

Contra-indicações:

Deve ser evitar em pessoas com obstrucção das vias bíliares e como anti-coagulante. 

 

Curiosidades:
As suas flores são ricas em néctar, são frequentemente visitadas pelas abelhas proporcionando assim a base para um mel de boa qualidade.
Árvore sagrada das antigas civilizações germânicas.
É uma planta dotada de uma longevidade pouco vulgar.